Pro Player e o vínculo de emprego no eSports

Atualizado em 15 de setembro de 2023 por Gabriel Bigaiski

O mundo assiste ao crescimento exponencial do eSports, campeonatos cada vez maiores, com audiências gigantes e equipes profissionais.

Jogos como Counter Strike e League of Legends são os principais no cenário do eSports com milhares de equipes pelo mundo e pelo Brasil.

Essas equipes faturam milhares de reais, assim como seus jogadores, que possuem rotinas, ordens, inclusive horário para treinar.

Nesse cenário, vem surgindo uma nova discussão, o jogador pro player e o vínculo de emprego no eSports, já que esses atletas estão trabalhando nos moldes da CLT, ou seja, devem ter carteira assinada.

A discussão ainda é recente, e poucos casos chegam na justiça do trabalho, por isso escrevemos esse artigo para tirar todas suas dúvidas, boa leitura.

Pro Player e o vínculo de emprego no eSporte – Como funciona

Pro Player e o vínculo de emprego no eSports

Como dissemos, essa questão ainda é bem nova e não temos muitos julgados sobre o assunto, mas o que podemos dizer é que esses jogadores profissionais têm todo o direito de ter carteira assinada.

A CLT não traz nenhuma exceção para esses profissionais, caso eles cumpram os requisitos do vínculo de emprego que iremos ver, eles deverão ter suas carteiras de trabalho assinadas.

Ocorre que devido ao desconhecimento desse direito, a grande maioria das equipes não registra seus jogadores, deixando-os sem nenhum direito.

Tal medida é ilegal e prejudica muito o futuro desses atletas, já que eles não terão esse tempo para se aposentar, e deixarão de receber diversos benefícios.

A grande maioria das equipes faz um contrato direto com o pro player, geralmente um contrato de prestação de serviço.

Mas saiba, que havendo o cumprimento dos requisitos, esse contrato é nulo, não tem nenhuma validade, e mesmo com ele você poderá ir atrás dos seus direitos.

Então, desde que haja o cumprimento dos requisitos os jogadores, sejam de LOL ou de CS, ou de qualquer outro jogo, terão direito a ter carteira assinada e direitos trabalhistas.

Requisitos para ter o vínculo

Os requisitos para saber se um profissional deve ou não ter carteira assinada é o mesmo para todos, seja ele médico ou cyber atleta, se estiver dentro dos requisitos, tem direito a carteira assinada.

• Habitualidade, este requisito determina que o trabalho precisa ser rotineiro, habitual, o atleta precisa comparecer para treinar e trabalhar diversas vezes na equipe, com uma rotina.

Por exemplo, um pro player que fosse apenas chamado em eventos especiais, não teria direito a ter carteira assinada, já que não cumpriria o requisito da habitualidade.

Subordinação, talvez um dos requisitos mais complexos, determina que o cyber atleta para ter direito a ter carteira assinada precisa estar subordinado a equipe.

Ou seja, ele precisa ter um chefe, receber ordens, ter horário de trabalho, estar subordinado a equipe, a uma autoridade.

Esse requisito é bem subjetivo e pode trazer muitas dúvidas, mas caso você tenha uma rotina, um chefe acima de você, esse requisito está cumprido.

Pessoalidade, este requisito determina que você precisa ter sido contratado para prestar você mesmo os serviços.

Ou seja, a equipe contratou o jogador Gabriel, é ele que precisará comparecer nos treinos e campeonatos, e não outra pessoa.

• Onerosidade, o mais simples de ser cumprido, este requisito determina que para haver vínculo de emprego, o trabalho precisa ser remunerado.

E como dissemos, havendo os cumprimentos dos 4 requisitos acima, o pro player terá o vínculo de emprego reconhecido e o direito da carteira assinada.

Pro Player e o vínculo de emprego

Direito do pro player com carteira assinada

Sendo reconhecido o direito do pro player em ter carteira assinada, diversos benefícios ele vai ter:

• Tempo contabilizado para aposentadoria;

• FGTS recolhido sobre todo o período;

• Férias proporcionais;

• Décimo terceiro proporcional;

• Aviso prévio;

• Horas extras e adicional noturno;

• Poderá receber seguro-desemprego;

• Intervalo de almoço de 1 hora,