Advogado Trabalhista Bancário – Contrate o Melhor

Atualizado em 29 de setembro de 2023 por Gabriel Bigaiski

Advogado Trabalhista Bancário

O advogado trabalhista bancário é aquele que atua com exclusividade defendendo os direitos trabalhistas dos bancários, que são rotineiramente desrespeitados.

Essa área de atuação, por ter muitas particularidades, exige um advogado especializado no assunto, que domine todas as nuances e táticas para defender os bancários.

Assim, contar com uma advocacia trabalhista bancária para te ajudar é essencial na hora de procurar ajuda para conquistar seus direitos.

Escrevemos esse artigo para auxiliar os bancários que procuram por uns advogados especialistas nessa área de atuação, boa leitura.

Advogado trabalhista bancário – Como escolher o melhor

Escolher um advogado para uma área tão complexa e técnica como a área trabalhista não é fácil, mas queremos dar algumas dicas para te ajudar nesse processo.

         • Prefira especialistas – Muitos advogados trabalham de maneira generalista, atuando em diversas áreas, civil, trabalhista, criminal.

Apesar de algumas áreas essa tática dar certo, a verdade é que na trabalhista bancária a especialização é necessária.

Principalmente pelos pedidos específicos dos bancários, pelos altos valores das ações e pela complexidade que envolvem elas.

Então, ao procurar por um advogado trabalhista bancário, procure por um advogado especialista nessa área, e não um generalista.

         • Não escolher pelo preço – A grande disputa de advogados no mercado pode fazer com que muitos comecem a lutar pelos clientes baixando seu preço.

Não que o advogado mais caro seja o melhor, mas escolher um advogado apenas pelo preço não é algo inteligente.

Nessa área tão complexa e vasta, escolher o advogado pode sair muito caro, o advogado mais barato poderá não identificar todos seus direitos e fazer com que você perca muito dinheiro.

Então a dica é, não utilize o parâmetro preço para escolher um advogado, se utilize de outros parâmetros para encontrar seu advogado trabalhista bancário.

         • Faça uma reunião longa – Um dos momentos mais importantes do processo é antes do seu início, ao conversar com o advogado.

O advogado bem preparado sabe extrair de você todas as informações que ele precisa, e terá calma em te explicar detalhadamente como funciona o processo.

Desde os andamentos do processo, até mesmo as testemunhas que precisarão ser ouvidas, o advogado não pode ter preguiça de te explicar.

Então, caso não tenha se sentido à vontade ou confiante no atendimento, procure por outro advogado, lembra que vocês irão trilhar um longo caminho juntos.

         • Praticidade – Com o advento das tecnologias com vídeo chamada e WhatsApp não faz mais sentido ter que ir até um escritório físico levar documentos.

Hoje, basta tirar fotos dos documentos necessários, enviar pelo WhatsApp e fazer a reunião por vídeo chamada.

Nós já alteramos em tantas maneiras a forma que consumimos diversos serviços, desde escritórios de contabilidade online até assinaturas digitais, e os próprios bancos são entusiastas dessas tecnologias.

Não faz sentido a advocacia ficar para trás, então procure um advogado que esteja inserido nesse contexto de tecnologia e traga mais comodidade para você.

Particularidades da área bancária

a

Obviamente, o mais famoso é a redução de carga horária para 6 horas normais, e para o gerente de 8 horas normais.

O principal pedido das maiorias das ações bancárias está relacionado a essa jornada de trabalho, vamos ver os dois principais pedidos dessa área.

         • Intervalo intrajornada – Para os bancários que trabalham 6 horas o intervalo de almoço precisa ser de 15 minutos.

Contudo, é comum a realização de horas extras, ultrapassando diariamente essas horas de serviço.

Mas você sabia que nesses casos o intervalo deve obrigatoriamente ser de 1 hora? Exatamente, e infelizmente a maioria dos bancos não concede tal intervalo estendido.

Nesse caso, o bancário terá direito a receber os 45 minutos de intervalo como pagamento de hora extra, inclusive com adicional de 50%.

         • Descaracterização de gerente – O gerente bancário pode trabalhar 8 horas e o gerente de agência não possuir carga horária fixa, ou seja, nunca irá receber horas extras.

Acontece que a lei traz diversos requisitos para o cargo de gerência, que o bancário realmente tenha funções de chefia.

Na grande maioria dos casos os bancos utilizam essa tática para burlar a lei e não pagar as horas extras, prejudicando os bancários.

Nesse caso, é cabível entrar com uma ação trabalhista pedindo a descaracterização desse cargo por ausência dos requisitos e o pagamento das horas extras.

Conclusão

Esperamos que nosso artigo te auxilie na hora de contratar um advogado trabalhista bancário.

Não tenha pressa em encontrar seu advogado, procure, pesquise e pense com calma, vocês terão um longo caminho pela frente.

Até a próxima.

advogado trabalhista bancário